A Horta Comunitária Agroflorestal do bairro Cidade Nova nasceu como uma iniciativa para combater a insegurança alimentar e adquirir autonomia na produção de alimentos e através disso criar um espaço de convivência direcionado à comunidade.
A partir do ano 2019, a Horta Comunitária tornou-se um espaço de encontro entre estudantes da UNILA e moradores (as) dos bairros da região norte através de um projeto de extensão realizado pela instituição. A princípio com o nome “Arapy”, sendo um projeto que brindou apoio e integração com a comunidade, onde as crianças ou famílias participavam ativamente plantando e colhendo hortaliças que logo eram vendidas ou trocadas entre eles por outros alimentos.
Hoje, a horta tem o nome “Horta Comunitária Agroflorestal do Cidade Nova”, tendo como base a implementação de um sistema de produção que imita o que a natureza faz normalmente, encontrando uma mistura de culturas anuais, árvores perenes, frutíferas, leguminosas e hortaliças na mesma área. Com o apoio da UNILA e de organizações de moradores, como a Biblioteca Comunitária Cidade Nova Informa, o projeto segue sendo realizado com o trabalho comunitário entre moradores do bairro e estudantes.
Com isso, atualmente a Horta Comunitária promove a produção de alimentos orgânicos por meio do sistema agroflorestal realizando atividades culturais, educativas como oficinas e visitas técnicas de escolas, e atividades de lazer com a comunidade e bairros adjacentes, contribuindo assim à autonomia e soberania alimentar do Cidade Nova, assim como para outros bairros da região norte de Foz do Iguaçu. A Horta tem com objetivo criar um espaço coletivo de educação ambiental através da agroecologia e como ponto de fomento a cultura.
O interesse por hortas comunitárias urbanas tem aumentado e chamado a atenção de diversas comunidades pelo Brasil como também de instancias governamentais, contruibuindo no combate à fome em diversos municípios como alternativa ao combate a desigualdade e a insegurança alimentar.
A horta é um espaço público e de toda a comundade, e convida, a todos os moradores da região ao redor para fazer parte da construção e da produção de seus próprios alimentos de maneira coletiva.
Fonte: Horta Comunitária Agroflorestal