Foto: Sílvio Benitz, 2012.

Nesta semana a Câmara aprovou algumas reformulações no Plano de Carreira dos Servidores Municipais, onde os professores e Secretários de Escolas, que ansiavam por uma proposta de avanço foram deixados de lado, motivo: falta de recurso.

Acontecesse que a pouco tempo foi aprovado pela câmara o avanço no plano de carreira de algumas funções administrativas, sem discussão, sem estudo de impacto financeiro, sem nenhum problema. Aos professores resta um “prêmio” que é o décimo quarto salário, devido a “metas” atingida pelo bom desempenho no tão almejado índice do IDEB, premio este que não incorpora ao salário e só vem se as “metas” forem atingidas.

O fato nos leva a algumas reflexões: professor não é prioridade para o prefeito, mesmo sendo responsável por elevar o município a um dos melhor índices na educação básica do Brasil, os vereadores são marionetes do prefeito e não possuem independência para fazer uma discussão séria sobre educação, o SISMUFI e o Sindicato dos Professores não foram capazes de mobilizar os professores sobre algo tão importante e que reflete na qualidade de vida e na dignidade da classe, a Secretária de Gestão demonstrou que seu poder de persuasão é maior do que da Secretária de Educação, alguns professores nem sabiam o que estava acontecendo.

Em reunião com as diretoras de escola a Secretária de Educação se comprometeu em entregar alguns documentos aos diretores de escola para que estas cobrem dos próximos candidatos a prefeito a promessa de rever o plano de carreira dos professores, ou seja, nos resta sair com o chapéu na mão cobrar promessas de políticos que querem se elejer.

O que é pior nisso tudo é que os professores perderam até mesmo a capacidade de se indignar com tamanha injustiça, precisamos resgatar a militância de luta por uma educação de qualidade e isso passa, obrigatoriamente, por uma revisão no plano de carreira da educação.

“Não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta, se liga aí que você tem muito protesto, muita greve pra fazer, não adianta olhar pro chão fechar os olhos pra não ver, se liga aí que te botaram numa cruz e não foi porque Jesus sofreu que você também tenha que sofrer, até quando você vai levar cascudo mudo, muda essa censura, ate quando você vai levando porrada, até quando vai ficar sem fazer nada....” Gabriel o Pensador.
Por Silvio Benitez, 2012