Escrito por Marcelo Botura e Elza Mendes

Parceria Transformadora: Furnas Centrais Elétricas e Cidade Nova Informa Impulsionam Desenvolvimento Comunitário

Encontro para o desenvolvimento da Estação Cultura CNI no bairro Cidade Nova | Foto: Jaciel Martins

No coração do município de Foz do Iguaçu, uma parceria inovadora entre Furnas Centrais Elétricas e a instituição Cidade Nova Informa (CNI) está moldando o futuro do bairro Cidade Nova. Uma sociedade anônima de economia mista federal, de capital fechado e controlada pela Eletrobras, Furnas Centrais Elétricas S.A. tem se unido à ativa organização sem fins lucrativos Ibase e à comunidade local para catalisar ações de desenvolvimento comunitário.

São mais de dez anos desde que um grupo de moradores teve a iniciativa de impulsionar o crescimento do bairro, tornando-o parte integrante dos planos de políticas públicas da cidade. Na última quarta-feira, 22 de novembro, as dependências da Biblioteca Comunitária Cidade Nova Informa foram agraciadas com a visita de Robson, representante do Ibase, e as ilustres presenças de representantes de Furnas Eletrobrás: Laura, Rosane e Luiza.

Durante a tarde, lançamo-nos em uma jornada pelo bairro Cidade Nova até os confins do antigo limite, buscando compreender os desafios que enfrentamos em uma comunidade que se transformou e expandiu sua territorialidade ao longo dos anos. Para Rosane, Luiza e até mesmo para Robson, apesar de seu contato prévio com o bairro, explorar o território de maneira mais abrangente foi um desafio. Foram duas horas de caminhada repletas de pausas reflexivas sobre o entorno, abordando temas diversos, sendo o mais desafiador a contaminação do território. A professora Cecília, participante ativa, compartilhou detalhes sobre a pesquisa realizada. 

Ao retornarmos à biblioteca, o presidente do Cidade Nova Informa, Marcelo Botura, realizou uma breve apresentação sobre o espaço, retomando as discussões sobre o processo de construção do módulo. Além disso, Marcelo falou sobre a expectativa de aprovação dos vereadores da Câmara de Vereadores, sobre a permissão de uso de imóveis de propriedade para a construção do novo espaço, mantendo a comunidade na expectativa de avançar nos processos que moldarão o futuro do bairro.

O reconhecimento do sucesso do projeto vai além das fronteiras de suas áreas iniciais de implantação. A abordagem participativa do núcleo de Integração Comunitária inspirou pesquisadores e outras localidades a adotarem estratégias semelhantes de desenvolvimento comunitário.

O sonho de inaugurar o Espaço Cultural CNI, operado pela Cidade Nova Informa (CNI), uma entidade que surgiu do próprio projeto, marca um marco significativo. Este espaço não é apenas um edifício, mas um epicentro de encontros, aprendizado e celebração enraizado nas raízes locais, personificando o compromisso contínuo de capacitar e revitalizar as comunidades.

A história escrita por este projeto demonstra que, quando as comunidades são empoderadas e capacitadas, a mudança positiva se torna tangível. À medida que o Espaço Cultural Catavento abre suas portas, ele convida todos a testemunharem uma jornada extraordinária de crescimento e unidade comunitária.

Além das discussões, envolvendo o desenvolvimento comunitário, Robson, representante do Ibase, trouxe uma valiosa contribuição à biblioteca comunitária Cidade Nova Informa. Em um gesto significativo, Robson doou exemplares do livro “O Brasil de Betinho”, que marca os 15 anos da morte de Herbert José de Souza, conhecido como Betinho. Este livro, disponibilizado integral e gratuitamente, é um tributo à vida e às experiências de Betinho, o fundador da Ação Popular, exilado político, criador do Ibase e coordenador da Campanha contra a Fome. Ao reunir pensamentos, tiradas e falas de Betinho desde seu nascimento em 3 de novembro de 1935, até sua morte em 9 de agosto de 1997, o livro proporciona uma rica jornada histórica.