Reunindo artesãos, produtores da Agricultura Familiar e do Movimento da Reforma Agrária, a feira estreita laços entre a comunidade universitária e o entorno da UNIOESTE. Com apoio da CAPA, Rede EcoVida, Secretaria Municipal de Agricultura de Foz do Iguaçu, Programa de extensão INDIOS da UNIOESTE e projeto CITUR da UNIOESTE, o evento se torna um ponto focal de sustentabilidade.

Na Feira de Economia Solidária, produtos diversos de empreendimentos solidários e turismo comunitário são encontrados. De panificados a artesanatos rústicos e orgânicos, a variedade é rica. Passeios em propriedades rurais do Circuito Iguaçu de Turismo Rural - CITUR, serviços de hospedagens, caminhadas e produtos naturais ganham destaque. A feira se torna um local de intercâmbio cultural, acompanhado por música e boa conversa regada a chimarrão.

A UNIOESTE abraça a sustentabilidade de braços abertos. Com o início da Feira de Economia Solidária no Campus de Foz, a universidade promove dois dias de feiras - nas terças, a Feira da Agroecologia, e nas quintas, a Feira de Economia Solidária. A implantação dessas feiras é fruto da parceria entre o Programa INDIOS/UNIOESTE e o Projeto INEES/UNILA, que visa aproximar a comunidade da universidade. Juntos, eles promovem uma transformação positiva e duradoura, impulsionando conexões comunitárias e promovendo um futuro mais sustentável.


Foto: Marcos, 2016.

Foto: Marcos, 2016.

Foto: Marcos, 2016.

Foto: Marcos, 2016.

Foto: Marcos, 2016.

Foto: Marcos, 2016.

Foto: Marcos, 2016.

Foto: Marcos, 2016.

Foto: Marcos, 2016.

Foto: Marcos, 2016.

Todas as quintas-feiras, das 16h às 21h, a Feira de Economia Solidária toma vida na passarela ao lado do prédio Administrativo da UNIOESTE/Foz. Nesse encontro, a economia solidária ganha vida por meio de artesanatos, alimentos orgânicos e turismo de base comunitária. Além disso, palestras sobre permacultura, autogestão, cooperativismo e alimentação saudável ampliam o horizonte.


Por Marco Olivera
Central de Informações