Todas às quintas-feiras, das 16 às 21 horas, irá acontecer a Feira de Economia Solidária, na passarela ao lado do prédio Administrativo da UNIOESTE/Foz. O evento contará com diversas atividades entorno do tema economia solidaria, turismo de base comunitária, artesanatos e alimentos orgânicos, como palestras com orientações acerca da permacultura, autogestão, cooperativismo, associativismo, alimentação saudável e adequada, redes de consumo.











A feira que reúne artesãos da economia solidaria, produtores da Agricultura Familiar e do Movimento da Reforma Agrária, consumidores das comunidades universitária e do entorno da UNIOESTE e conta com o apoio da CAPA (Cento de Apoio e Promoção da Agroecologia); da Rede EcoVida; da Secretaria Municipal de Agricultura de Foz do Iguaçu, do Programa de extensão INDIOS da UNIOESTE, do projeto CITUR da UNIOESTE.

Na feira de ECOSOL podem ser encontrados diversos produtos advindos dos empreendimentos da economia solidária e do turismo comunitário, como: panificados (pães caseiros, pães integrais, kukas, broas, tortas doces e salgadas, sopa paraguaia, macarrões, biscoitos, bolachas, entre outros) doces, geléias e chimias de frutas, doces de leite, pimentas, temperos, licores de diversas frutas (sob encomenda), garrafadas e remédios caseiros, artesanatos rústicos e sustentáveis, passeios em propriedades rurais do Circuito Iguaçu de Turismo Rural - CITUR (Recanto das Artes, Recanto da Paz, Berlanda Colonial, Sítio Jacarandá, Recanto Colorado) serviços de hospedagens, passeios, caminhadas, contemplação do meio ambiente, churrascos para grupos e almoços caseiros encomendados, cestas de café colonial, café colonial para grupos, coffee-breaks coloniais para eventos, ovos, queijos, salames, mel, como hortaliças orgânicas (alface, rúcula, rabanete, mandioca, repolho, cenoura, inhame, batata doce), frutas (da época - laranjas, tangerinas, lima, limão rosa, banana), temperos (folha de louro, cebolinha, salsinha), fitoterápicos, alimentos processados e mais uma variedade de opções. Recheadas com música e uma boa roda de prosa regada a um bom e quente chimarrão.

Com o início da feira de ECOSOL no Campus de Foz, passam a serem dois os dias de feiras no Campus de Foz do Iguaçu, nas terças a Feira da Agroecologia e nas Quintas a Feira de Economia Solidária. A Feira Agroecológica já acontece semanalmente nos campi de Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, no entanto o Campi de Foz do Iguaçu também adotou a Feira de Economia Solidária, nas quintas feiras.

A implantação das feiras de economia solidaria no Campi de Foz do Iguaçu é uma das metas de Incubação parceira, isto é, do Programa INDIOS/UNIOESTE articulado com o Projeto INEES/UNILA com o objetivo de demonstrar os resultados alcançados junto a comunidade com a formação dos agentes de ecosol e a parceria institucional entre as incubadoras universitarias. E seu fim será alcançado com a continuidade das ações, que principalmente visa aproximar a comunidade da universidade.

(Fotos: Marcos Oliveira/ Central de Informações)