ASSOCIAÇÃO LONGBOARD FOZ REALIZOU CAMPEONATO NA REGIÃO DO CIDADE NOVA

Cidade Nova Informa - CNI
5


A ALF (Associação Longboard Foz) é uma organização formada por amantes da cultura do Longboard e Skate aqui da cidade. Desde sua formação organizam campeonatos, eventos e discussões sobre o esporte nas Três Fronteiras. O Drop Dois Cavalos foi o apelido dado pra pista que fica logo abaixo da rua de acesso ao Cidade Nova. Segundo João Ritchie, presidente da associação, o drop recebeu esse nome porque toda vez que vinham para treinar aqui encontravam duas crianças andando de cavalo.

O campeonato de sábado contou com a participação de pessoas de Foz, Cascavel, Paraguai e Argentina. “Essa questão do Paraguai e Argentina ta bem forte aqui pra gente que mora em Foz, então a gente tem participado dos eventos, tanto no Paraguai quanto na Argentina. Então todo evento que a gente faz aqui o pessoal também comparece”, ressalta João, sobre a integração do Longboard das Três Fronteiras.

O argentino Sixton de Puerto Iguazú faz parte do grupo Long Legüero que pratica o esporte na parte norte da Argentina. Já o Paraguaio Chino costuma treinar com a galera em Salto Monday. Para Sixton o esporte vai muito além de um entretenimento, mas sim uma nova forma de se relacionar com a natureza e o contato com outros coletivos pode influenciar também para uma integração política e cambiar a realidade da região. Fala ainda da elitização do esporte e da dificuldade de acesso para a população mais pobre: “Não é de fácil acesso porque é um esporte novo e aí tem o capitalismo que se aproveita, poderia ser mais barato, mais acessível”. Mas diante das dificuldades o argentino ressalta: “mas há formas de organizar-se, ter consciência, organizar-se para poder facilitar, tanto peças velhas que não se usam, tábuas e fazer uma escolinha. Uma escolinha de longboard. O lugar aqui [Cidade Nova] é incrível, se pode fazer. Isso é uma forma de vida e uma forma de consciência também, de alguma forma pode incentivar as crianças”.

Em Ciudad Del Este cerca de 10 pessoas se reúnem para praticar. Chino diz que tem a idéia de fazer um encontro de Longboard das Três Fronteiras, com atividades nos três países. Critica ainda a falta de incentivo do governo a essa modalidade de esporte: “Tem que pedir apoio para o governo, porque normalmente quando vê uma tábua assim fala que isso não faz nada, só que é um esporte como o futebol, como o basquete, o vôlei. Mas é um esporte radical”.



Mulheres no Longboard

Segundo João Ritchie, a participação das mulheres está crescendo bastante no Longboard: “Aqui em Foz a gente tem a participação de algumas meninas. Hoje mesmo a gente tem uma menina [Bruna Letícia] competindo junto com os meninos. As mulheres estão cada vez mais fortes. É um esporte que tem a categoria feminina, as atletas brasileiras, principalmente as paranaenses estão se dando muito bem nos campeonatos”. 

Foz e X-Games

Recentemente Foz do Iguaçu foi palco do maior evento de esportes radicais do mundo, o X-Games. Apesar de toda a jogada midiática que houve, João acredita que não houve investimento no esporte local. “Essa coisa do X-Games é uma coisa engraçada porque foi gasto milhões de reais e a cidade não recebeu nada, não recebeu uma pista, não recebeu nenhuma infra-estrutura. A gente mesmo tem muita dificuldade pra fazer um evento. Parte da Secretaria de Esporte dá um apoio, mas o Foztrans não quer liberar fechamento de rua”.

O evento do dia 07 foi organizado no estilo Out Low, que é uma forma mais clandestina de organizar eventos menores sem pedir autorização nem fechamento de rua. “É uma coisa que tem bastante no Brasil e no mundo por aí, que é um lance pra fazer rápido mesmo. A gente decidiu fazer na segunda feira e hoje ta acontecendo já”, explica João.

Postar um comentário

5 Comentários
  1. Great article with excellent idea! Thank you for such a valuable article on such a interesting topic. I really appreciate for this great information...

    ResponderExcluir
  2. His or her original track record emanates from browsers putting vehicles or even roller skates about the bottom level associated with waterskis, surfboards, etc to help you these individuals exercise in addition to keep these individuals cycling while there have been absolutely no lake to help surf. There are many factors to get a longboard, whichever your motive is perfect for getting just one, work out, vehicles or merely having fun, they are a great investment decision.

    ResponderExcluir
  3. Keep it up!! You have done the nice job having the electric skateboard is provided the latest information.

    ResponderExcluir
  4. Love this video. Not bad. What id you shoot on becasueyour footage looks really nice. Although I would have used a more up beat song and tightend up the edits , overall the pacing and flow of the video was really GOOD ;)

    ResponderExcluir
Postar um comentário

#buttons=(Aceitart !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !
To Top