Foto: Megafone, 2013.

Foz do Iguaçu está de parabéns hoje. Sinceramente, não acreditava que a mobilização pudesse reunir tantas pessoas em prol de um único objetivo: protestar contra tudo o que está errado no país. Fiquei surpreso e emocionado ao ver toda aquela multidão reunida em frente ao Terminal de Transporte Urbano.

Apesar do nome, "Marcha em Apoio à Revolta da Salada", parecer engraçado em certo ponto, o protesto tinha um significado muito mais profundo. Era sobre o direito fundamental de protestar. Protestar contra a falta de saúde, educação, gastos excessivos com a Copa do Mundo, transporte de má qualidade e muito mais.

Eu não estava lá no exercício de minha profissão como jornalista; eu estava lá para me unir a toda aquela gente. Embora os números em Foz do Iguaçu não se comparassem aos impressionantes protestos de São Paulo e Rio de Janeiro, a presença massiva em uma cidade do interior, frequentemente esquecida pela grande mídia, era notável. Foi um sinal de que as pessoas estavam unidas, independentemente da idade. Haviam mães com seus filhos, casais de namorados e pessoas de todas as idades gritando em uníssono por uma causa comum.

"Vem pra rua! Vem pra rua!", "Da Copa eu abro mão, quero mais saúde e educação!"



Foi emocionante saber que a mesma energia estava sendo compartilhada em diversas outras cidades ao mesmo tempo. Em Foz do Iguaçu, vale destacar a tranquilidade com que o protesto foi realizado, apelidado de #mudafoz. Tanto os manifestantes quanto a Polícia Militar agiram sem violência. A PM até ajudou no controle do trânsito, orientando os motoristas. Isso mostrou que, felizmente, a falta de preparo é uma exceção lamentável em algumas corporações.

Por alguns instantes, tive a sensação de ter voltado a um passado que não vivi. Lembrei-me da luta pelas "Diretas Já", dos manifestos e protestos na Praça Getúlio Vargas e da 3ª pista da Av. JK, onde ocorreram comícios e discursos de políticos que, hoje, deveriam estar presentes ou pelo menos cientes do que aconteceu. O povo está cansado, e o momento de buscar mudanças é agora, na era da informação e da comunicação digital. Como dizem, #ogiganteacordou!

Por Bruno Zanette Jornalista formado em Foz do Iguaçu-PR, pela União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC) - Blog MZ Esporte

Nota: Alguns moradores do bairro Cidade Nova marcaram presença no protesto ocorrido no dia 17 de junho de 2013, um marco nacional que reuniu manifestantes em todo o país. O CNI não poderia deixar de expressar sua gratidão a esses cidadãos, jovens, adultos e crianças, que demonstraram sua indignação diante dos problemas que afetam o Brasil. O valor dessas pessoas engajadas na busca por uma Foz do Iguaçu, PR, melhor é inestimável.