Aos trinta e um dias do mês de maio de 2012, reuniu-se, na subestação de Furnas, a comissão do CNI – Cidade Nova Informa, com os membros Adão Pinheiro, Elza Mendes, José Batista de Souza Filho, Marcelo Botura Souza e Pedrinho Aparecido Souza, juntamente com os encarregados Carina, Edson, Lauro, José Carlos, José Maria e Raimundo, às oito horas e trinta minutos, para debater o melhoramento e o crescimento do bairro Cidade Nova.
José Maria abriu a reunião apresentando os presentes: a comissão do Cidade Nova Informa (CNI), os encarregados de Furnas e o técnico de meio ambiente, responsável pela criação do projeto Coleta Solidária de Foz do Iguaçu. A reunião partiu das seguintes questões: "Quais os problemas que nos afetam? O que almejamos? Onde queremos e podemos chegar? Quais recursos poderão ser utilizados?". A partir desse direcionamento, a equipe do CNI – Cidade Nova Informa, representada por Elza, expôs as seguintes dificuldades do bairro Cidade Nova: o bairro está muito sujo, com lixo espalhado em vários pontos. A cooperativa do bairro é muito pequena e possui um espaço inadequado para um trabalho digno, não contando com cozinha, banheiro ou locais apropriados para o armazenamento correto do lixo orgânico, além de ser um espaço muito reduzido para guardar os materiais recicláveis.
Há também a falta de um lugar para abrigar os animais de grande porte que auxiliam na coleta dos materiais recicláveis. Além de expor as dificuldades enfrentadas pelo bairro, o informativo Cidade Nova Informa propôs algumas soluções, como viabilizar uma pesquisa, com o apoio das universidades, a construção de uma estrutura maior, exclusiva para os coletores de reciclagem, e um espaço adequado para os animais e o lixo orgânico. Foram sugeridos, ainda, treinamentos e cursos de contabilidade (economia) e sociais. Após a exposição das intenções de melhoramento do bairro pelo CNI, José Maria tomou a palavra, afirmando que Furnas será o elo de ligação entre o bairro Cidade Nova e o técnico Ederson. O técnico explicou sobre a cooperativa de Foz do Iguaçu, relatando que ela não é uma cooperativa real, pois não cumpre todos os requisitos necessários para seu pleno funcionamento.
Durante a reunião, também foi informado que o contrato da Vital, responsável pela coleta de lixo e outros serviços no município, vencerá no mês de agosto. Foi ressaltado, ainda, que o contrato da Sanepar está vencido há mais de um ano. O técnico mencionou que há uma lei ambiental em votação em Foz do Iguaçu, e que essa lei será determinante para as questões ambientais que envolvem diretamente os recicladores. Dessa forma, o técnico afirmou que o melhoramento do bairro Cidade Nova só será mais eficiente com a construção de minutas na lei ambiental, visando a melhoria do saneamento básico de Foz do Iguaçu, incluindo o bairro Cidade Nova.
Ficou acordado na reunião que Furnas será o elo de ligação entre o bairro Cidade Nova e o técnico, ficando responsável por toda a assistência necessária. O técnico, junto com o CNI, será responsável pela elaboração do projeto ambiental para o bairro Cidade Nova. A Uniamérica será encarregada das pesquisas. Encerrando-se assim a reunião, com as responsabilidades descritas acima.