Alunos, com o grupo magia, do Colégio Estadual Ipê Roxo com apoio da diretora Maria Inês fazem capoeira.
“A capoeira é uma expressão cultural que mistura, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático, todos incorporados a uma malandragem tipicamente brasileira. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais se refere às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.”
O colégio com essa atividade extra busca agregar para os alunos cultura. Sendo a capoeira um ícone brasileiro. Os alunos gostam e praticam com muito gosto, sendo que este projeto já faz mais de quatros anos que ocorre no colégio sob a supervisão da direção. Iniciado com a professora Carolina logo o projeto tomou corpo e faz que os alunos pratiquem com próprio gosto. Atualmente o projeto é coordenado pelo Elias de Souza Garcia Álvaro.
Reportagem de Marcelo Botura Souza
Fotografias de Pedrinho Aparecido de Souza