No dia 10 de outubro de 2023, o Professor Doug, do departamento de Geografia do Colégio Ipê Roxo, levou os estudantes do 1º ano do Ensino Médio para uma experiência única fora dos muros da instituição. A excursão teve como destino a Biblioteca Comunitária CNI, onde os adolescentes puderam mergulhar na história de seu próprio bairro e compreender a importância desse patrimônio cultural.
O encontro aconteceu das 10h30 às 11h30 e teve como objetivo fomentar a conscientização dos adolescentes sobre a criação e evolução do bairro onde vivem. Muitos dos alunos nascidos na região desconheciam a rica história que a comunidade abriga. Portanto, a visita se revelou um meio fundamental para preencher essa lacuna e estimular o sentimento de pertencimento à localidade.
A conversa na biblioteca abordou questões fundamentais, como a necessidade de conhecer e preservar a história local como parte integrante da identidade territorial. Os estudantes tiveram a oportunidade de examinar documentos e relatos que traçam a evolução do bairro ao longo dos anos, compreendendo como ele se transformou no que é hoje.
Um dos aspectos mais notáveis da visita foi o relato da pedagoga que acompanhou a excursão e que trabalha no Colégio Ipê Roxo há três anos. Surpreendentemente, ela mesma nunca havia tido a oportunidade de conhecer a Biblioteca Comunitária CNI nem tampouco estava familiarizada com a história do bairro. No entanto, durante a visita, ela teve a chance de aprender com os alunos e descobriu a riqueza de informações e relatos que a biblioteca abriga.
A história do bairro, datada a partir do livro de pano escrito em 2017, que contém relatos de moradoras locais, revelou-se uma fonte inestimável de informações sobre as origens e a evolução da comunidade. Os estudantes e a pedagoga saíram da visita com uma compreensão mais profunda de sua própria história, reforçando a importância das bibliotecas comunitárias como guardiãs da memória local.
A excursão à Biblioteca Comunitária CNI foi, sem dúvida, um passo importante para o Colégio Ipê Roxo na busca por uma educação que valorize a identidade territorial e estimule o envolvimento dos alunos na preservação de sua comunidade. A experiência enriquecedora ressaltou a importância de conhecer e respeitar as raízes locais, um conhecimento que fortalece o vínculo entre os moradores e o bairro em que vivem.
Por Marcelo Botura | CNI
O encontro aconteceu das 10h30 às 11h30 e teve como objetivo fomentar a conscientização dos adolescentes sobre a criação e evolução do bairro onde vivem. Muitos dos alunos nascidos na região desconheciam a rica história que a comunidade abriga. Portanto, a visita se revelou um meio fundamental para preencher essa lacuna e estimular o sentimento de pertencimento à localidade.
A conversa na biblioteca abordou questões fundamentais, como a necessidade de conhecer e preservar a história local como parte integrante da identidade territorial. Os estudantes tiveram a oportunidade de examinar documentos e relatos que traçam a evolução do bairro ao longo dos anos, compreendendo como ele se transformou no que é hoje.
Um dos aspectos mais notáveis da visita foi o relato da pedagoga que acompanhou a excursão e que trabalha no Colégio Ipê Roxo há três anos. Surpreendentemente, ela mesma nunca havia tido a oportunidade de conhecer a Biblioteca Comunitária CNI nem tampouco estava familiarizada com a história do bairro. No entanto, durante a visita, ela teve a chance de aprender com os alunos e descobriu a riqueza de informações e relatos que a biblioteca abriga.
A história do bairro, datada a partir do livro de pano escrito em 2017, que contém relatos de moradoras locais, revelou-se uma fonte inestimável de informações sobre as origens e a evolução da comunidade. Os estudantes e a pedagoga saíram da visita com uma compreensão mais profunda de sua própria história, reforçando a importância das bibliotecas comunitárias como guardiãs da memória local.
A excursão à Biblioteca Comunitária CNI foi, sem dúvida, um passo importante para o Colégio Ipê Roxo na busca por uma educação que valorize a identidade territorial e estimule o envolvimento dos alunos na preservação de sua comunidade. A experiência enriquecedora ressaltou a importância de conhecer e respeitar as raízes locais, um conhecimento que fortalece o vínculo entre os moradores e o bairro em que vivem.
Por Marcelo Botura | CNI