A Medicina é, sem dúvida, uma das ciências mais importantes para toda a humanidade. Todos os seus profissionais contribuem significativamente para a sociedade: médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos, auxiliares e outros, assim como em todas as profissões, têm importância. Muitos vão além de suas obrigações, tornando-se verdadeiros heróis. Infelizmente, a ganância também está presente. Todo trabalhador deve ser valorizado em todos os aspectos, mas na sociedade contemporânea, a busca pelo lucro muitas vezes prevalece.

É difícil compreender como tratamentos e medicamentos podem custar milhões. Quando se trata de vida e saúde, a ganância não deveria ter espaço. O valor de uma vida é imensurável, e aqueles gananciosos e corruptos na área da saúde e medicina agem como verdadeiros assassinos. O juramento de Hipócrates, para muitos, torna-se o juramento de hipócritas.

Enquanto todos não se importarem, a maldade continuará impune. Crimes imorais são permitidos, sem fiscalização ou punição, até mesmo dentro de leis desumanas. É lamentável que vítimas desse sistema ganancioso e assassino incluam crianças, idosos - ninguém escapa.

Muitas famílias enfrentam doenças raras, precisando de tratamentos e medicamentos absurdamente caros. Elas recorrem à justiça em busca de amparo, lutando diariamente por seus entes queridos - são verdadeiros guerreiros, cheios de fé e esperança. Precisamos compreender que todos são importantes, colocando-nos no lugar uns dos outros, entendendo cada situação. Essa perspectiva é compartilhada por verdadeiros cristãos, pessoas boas de várias religiões e até por indivíduos sem afiliação religiosa. É a essência do verdadeiro humanismo.

Por Gilberto Valadão, 2020.