Escrito por Gilberto Valadão

A situação que vivemos no momento, demostra como tudo está interligado. Todas nossas necessidades básicas. Saúde, Trabalho, Lazer, Segurança entre outros. Na Sociedade Contemporânea é preciso encontrar o Equilíbrio entre Direitos e Deveres. Em uma Comunidade como o CIDADE NOVA, podemos ter claramente, esta PERCEPÇÃO.

Nunca tínhamos vivido esta situação, pois o Mundo nunca foi tão conectado, em todos os sentidos. Com a aclamada Globalização, tudo interfere no cotidiano de todos os cidadãos. Ao ficarmos em casa, para o vírus não circular, sacrificamos muitas coisas. É uma medida aceitável. Mas tem reflexo direto, em tudo. Na Economia, por exemplo, onde todos os setores públicos e privados, tem uma capacidade limitada para manter tudo funcionando.

Afinal tudo é Dinâmico. Com a Economia, não é diferente. Muitos Trabalhadores, de diversos setores, residem no bairro. Utilizam transporte público, gastam sua renda nos comércios locais, e por toda a cidade de Foz Do Iguaçu-PR. Para Trabalhadores Informais, Autônomos, micros empresários, a dificuldade é maior.

A circulação de dinheiro, está bem menor. O Governo Federal, está ajudando com auxílios financeiros, o que é uma obrigação. Temos algumas medidas estaduais e municipais. Como adiar o pagamento de contas. Mas e depois ?

Na Saúde, muitos atendimentos estão restritos. Atrasados. Temos que ter paciência. Na Educação, as Escolas não estão recebendo seus alunos. Temos mais pessoas em casa, protegidas da circulação do vírus. Mas e as outras doenças ?

E as outras necessidades, como alimentos, amparo social e psicológico. Relatos de violência doméstica, aumentaram, devido ao isolamento social. O uso de máscaras é obrigatório, mas tem todos conseguem este objeto de proteção. Enquanto para muitos é mais um adereço para exibir em selfies.
O uso de máscaras é obrigatório, mas nem todos conseguem este objeto de proteção.

Esta crise, revela na Comunidade, qualidades e limitações, forças e fraquezas. Para muitos, o isolamento social não é novidade. Na verdade, o termo mais correto, seria abandono social. Mas, pelo Bem Coletivo, muitas pessoas lutam. Ainda bem. Sacrificam, tempo, saúde, e família, para ajudar o máximo de moradores. Sem União e Respeito, pouco pode ser feito. O COVID-19, causou grandes estragos. Aos poucos, a população está se recuperando. Temos que praticar o que aprendemos.

A importância da Prevenção. Higiene. Economia, em todos os seus setores. Saúde de Qualidade. Nosso SUS, que na teoria é o maior e mais completo sistema de saúde pública, do mundo, só não é meu na prática, devido à corrupção e má administração. Nosso SUS, que na teoria é o maior e mais completo sistema de saúde pública, do mundo, só não é maior na prática, devido à corrupção e má administração.

Do Cidade Nova, nasceu na exclusão social, e luta todos os dias pela sobrevivência, contra violências, preconceitos, descasos, resiste. Vence. Cada pessoa que trabalha, estuda, sorri, é uma Vitória de Todos. Logo haverá mais uma Cicatriz no corpo cansado, mas lutador, de uma Comunidade que representa a Simplicidade do Povo Brasileiro, Guerreiro e Solidário, que TODOS NÓS DEVEMOS TER ORGULHO DE FAZER PARTE. A Comunidade do Cidade Nova, nasceu na exclusão social, e luta...