Um post no Facebook, veremos abaixo, feito por um professor de Gana viralizou na internet e emocionou milhares de pessoas. A escassez de recursos não foi desculpa para que ele não ensinasse TCI (Tecnologia de Comunicação e Informação) aos seus alunos. Sem computador, ele ensina tudo na lousa!
Owura Kwadwo, de Kumasi, Gana, contou sua experiência de ensinar TCI na comunidade rural do país.
“Todo professor tem um modo de apresentar o assunto aos alunos. Esse é o meu jeito”
Owura estudou artes visuais e decidiu colocar suas habilidades em prática ao ensinar a criação de um documento do Word. O que é tão corriqueiro para nós, é uma novidade para os alunos. O desenho do professor é um print exato da tela. Os alunos copiam em seus cadernos e podem estudá-lo.
“Faço isso para que meus alunos entendam o que estou ensinando. Para que eles tenham, ao menos, uma noção do que veriam se estivessem em um computador.”
O método parece ser muito eficaz, pois os alunos adoram a aula e aprendem de verdade.
“Faço questão que eles entendam bem antes de irem embora”, completou Owura.
O post provocou discussões acaloradas no país. Enquanto muitas pessoas estão elogiando a atitude e dedicação do professor e seu improviso impressionante, outros questionam por que ele se preocupa em fazer isso. O que essas pessoas discutem é como, em pleno 2018, escolas ainda não têm computadores. O professor, entretanto, acredita que as coisas estão mudando aos poucos.
“O governo ajuda e eu acredito nele. Ele está tentando fazer o TCI melhor para professores e alunos.”
Enquanto nas grandes cidades como Accra e Kumasi isso já acontece, o progresso está chegando nas áreas rurais em passos mais lentos.
“Precisamos de infraestruturas bem equipadas e recursos para ensinar e aprender. O governo tem a educação no coração”, completa o professor.
Desde que sua publicação viralizou, Owura recebeu ofertas de doações de laptops e projetores, o que foi recebido de braços abertos pelos alunos e pela escola. O professor é grato por qualquer coisa que possa ajudá-lo a levar uma experiência de aprendizado melhor aos seus alunos. Além disso, ele planeja ajudar outras escolas da região.
“Há muitas escolas com o mesmo problema. Posso ajudá-las e repassar algumas das doações para elas, para que se beneficiem também.”
Os esforços e comprometimento de Owura são bons exemplos aos outros professores em países como Gana. Muitas vezes, um pouco de improviso é necessário para ocupar as lacunas deixadas pelos governos. TCI é um assunto vital para que a próxima geração possa entrar no mercado de trabalho global. Professores como Owura são fundamentais para inspirá-los e motivá-los a fazer o mesmo para os alunos que virão.
Que lindo exemplo!
Veja abaixo a comoção causada pelo post.
Esse é um nível de comprometimento com a educação desconhecido em boa parte do mundo. Um verdadeiro herói e exemplo a seguir.
Dei aulas de informática em uma escola primária em uma pequena vila rural em Gana dois anos atrás. Precisávamos ensinar assim mesmo, pois embora a escola que eu lecionava tivesse um laboratório de
informática, o que é incomum, tínhamos eletricidade por apenas 25% do tempo. Engraçado é que nos dias que não tínhamos eletricidade, as crianças aprendiam mais, pois se distraiam com facilidade nos computadores.
Fonte: Awebic
Por Luciana Caczan
Publicado em 26 de Fevereiro de 2018
<https://awebic.com/humanidade/word-lousa/>
Por Botura Souza, M
28/02/2018 15:51Pm