É cada vez mais urgente a implantação de mais vias de acesso direto que liguem a Região Norte de Foz do Iguaçu ao restante da cidade, afirmou nesta segunda-feira (13) o diretor do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Fernando José Martins. O diretor participou de reunião extraordinária da Câmara Técnica para a revisão e implementação do Plano Diretor Técnico Municipal (PDM-Foz). 
No evento, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), foram apresentados os resultados discutidos na audiência de debate do Plano Estratégico Urbanístico de Foz do Iguaçu, Cenários e Prospectivas de Desenvolvimento, realizada em maio.

“É imprescindível que seja feito o prolongamento da Avenida Paraná, integrando a Zona Norte da cidade. Nós temos a previsão de aumento de fluxo, que já é muito alto nessa região da cidade e precisa de vias de ligação direta para dar vazão a esse fluxo e ao desenvolvimento da Região Norte”, explicou.
Para o diretor, é imprescindível que seja feito o prolongamento da Avenida Paraná, integrando a Zona Norte da cidade. (Foto: Marcos Oliveira/Central de Informações - UNIOESTE/Foz)

Polo universitário e cultural

Martins lembrou que a Região Norte já apresenta um polo universitário consolidado, e atualmente abriga a UNIOESTE e a Unila, com perspectiva de aumento no fluxo de estudantes. Segundo o diretor, facilitar o acesso à região contribui para o desenvolvimento urbano e social, além de permitir às universidades cumprir muito melhor a sua função social.

“Quem conhece aquela região das universidades sabe que existem muitas áreas de vazios urbanos e aquela região, com a vinda de mais estudantes, pode ser uma alternativa muito rica às demandas da área da cultura de Foz do Iguaçu”, apontou.
Martins participou de reunião extraordinária da Câmara Técnica para a revisão e implementação do Plano Diretor Técnico Municipal. (Foto: Marcos Oliveira/Central de Informações - UNIOESTE/Foz)

Ainda segundo o diretor, o contingente populacional elevado da região é um elemento que pode ser mais bem explorado, dividindo o fluxo que tem saturado outras áreas do município. “No meu entendimento, uma vez desenvolvidos esses acessos, resolveremos os problemas que são pontuais, como o transporte coletivo, acessibilidade, desenvolve a qualidade de vida daqueles bairros e se potencializa o desenvolvimento daquela região”, argumentou.

PDM-Foz

O Plano Estratégico Urbanístico de Foz do Iguaçu, Cenários e Prospectivas de Desenvolvimento, faz parte do trabalho de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e estará concluído no final de julho. O PMD tem como proposta atender às futuras necessidades de Foz do Iguaçu e traçar os projetos estratégicos visando a melhorar a qualidade de vida da população e a economia da cidade.

Para dar base ao plano diretor, os estudos feitos pela empresa Arup detalham prioridades, como a mobilidade urbana, com integração dos sistemas de transporte, a criação de eixos de desenvolvimento e a ocupação de vazios urbanos, explicou o diretor da empresa. Ainda incluem projetos estratégicos, como o Projeto Beira Foz, o aeroporto, o Mercado Municipal e outros de infraestrutura viária.

Central de Informações - UNIOESTE/Foz