Foto: Ibase, 2023.

As comunidades que circundam empreendimentos da Furnas Centrais Elétricas S.A., uma história de transformação está sendo escrita. O Projeto Núcleos de Integração Comunitária emerge como um farol de esperança, catalisando ações de desenvolvimento local em parceria com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e o Comitê de Empresas no Combate à Fome e Pela Vida (COEP).

Desde sua concepção em 2005, o programa desencadeia um processo notável de co-criação entre as comunidades locais, órgãos governamentais e sociedade civil, moldando o futuro das regiões situadas nas áreas de influência da Furnas. O cerne da iniciativa repousa na convicção de que as próprias comunidades são os agentes mais capacitados para identificar suas necessidades e moldar seu crescimento.

Utilizando uma abordagem inovadora, o projeto articula a criação de Diagnósticos Sociais Participativos e Planos de Ação de Desenvolvimento Local, que servem como bússolas orientadoras para as comunidades. Essas ferramentas participativas têm gerado resultados impressionantes, não apenas em termos de infraestrutura, mas também na revitalização da coesão social e na promoção da cultura local.

Os Fóruns Comunitários, em particular, emergem como catalisadores de mudança, criando um espaço para o diálogo construtivo entre moradores, líderes comunitários e representantes governamentais. Esses espaços democráticos têm se tornado arenas para a proposição e implementação de projetos que refletem as aspirações das comunidades.

O reconhecimento do sucesso do projeto ecoa muito, além das fronteiras de suas áreas de implantação inicial. A abordagem participativa do Núcleos de Integração Comunitária ganhou a atenção de pesquisadores e outros locais, inspirando-os a adotar estratégias semelhantes de desenvolvimento comunitário.

Como um marco significativo, o projeto evoluiu para inaugurar o espaço, que será operado pela Cidade Nova Informa. Este espaço não é apenas um edifício, mas um epicentro de encontros, aprendizado e celebração enraizado nas raízes locais. Ele personifica o compromisso contínuo em capacitar e revitalizar as comunidades, respeitando sua herança e abraçando seu potencial.

O Projeto destaca que as vozes das comunidades podem ser o motor de transformações profundas e duradouras. A história escrita por este projeto demonstra que, quando as comunidades são empoderadas e capacitadas, a mudança positiva se torna não apenas possível, mas tangível. À medida que o espaço abre suas portas, ele convida todos a testemunharem uma jornada extraordinária de crescimento e unidade comunitária.

Fonte: Ibase