No coração de Foz do Iguaçu, um novo capítulo na busca pelo acesso democrático à educação começou a ser escrito. Na inspiradora atmosfera da Biblioteca Comunitária Cidade Nova (CNI), o Coletivo Makarenko, um grupo de estudos, pesquisas e extensão ligado à Unioeste, deu o primeiro passo para transformar sonhos acadêmicos em realidade. Com um compromisso claro de proporcionar igualdade de oportunidades, o coletivo lançou o Cursinho Popular Gratuito, uma iniciativa que promete alavancar os horizontes educacionais dos jovens da zona norte da cidade.

O Cursinho Popular, conduzido pelo Coletivo Makarenko, não é apenas uma aula comum. Ele é a manifestação palpável da crença na educação como ferramenta de empoderamento e mudança. Em um mundo onde o acesso a materiais de estudo de qualidade muitas vezes é limitado pelas barreiras financeiras, esse projeto desafia tais limitações. Ao escolher a Biblioteca Comunitária Cidade Nova como cenário para suas atividades, o coletivo demonstra que o conhecimento pode ser disseminado de forma acessível, inclusiva e transformadora.

A gratuidade é a base do projeto. O coletivo reconhece que os obstáculos financeiros não devem ser uma barreira para o desenvolvimento acadêmico. Nesse sentido, o Cursinho Popular não só oferece aulas sem qualquer custo, mas também busca disponibilizar materiais didáticos, recursos de estudo e suporte necessário sem onerar os estudantes. Essa abordagem não apenas valoriza a igualdade de oportunidades, mas também ressalta a importância de construir uma comunidade educacional unida pelo desejo de aprendizado e crescimento.
A escolha da Biblioteca Comunitária Cidade Nova como o local para o Cursinho Popular é altamente significativa. Além de oferecer um espaço propício para o aprendizado, a biblioteca é um símbolo de acesso aberto à informação e ao conhecimento. Ao aproveitar esse espaço, o coletivo também fortalece o papel da biblioteca como um hub educacional vital, demonstrando como essas instituições podem desempenhar um papel fundamental na democratização da educação.
O Coletivo Makarenko assume a responsabilidade não apenas de ensinar, mas também de inspirar. Com uma equipe de educadores dedicados e comprometidos, o coletivo busca ir além dos conteúdos tradicionais do currículo. O objetivo é instigar a curiosidade intelectual, incentivar o pensamento crítico e abrir os horizontes dos estudantes para novas perspectivas. Ao criar um ambiente de aprendizado que promove o engajamento ativo e a colaboração, o coletivo molda os estudantes não apenas como candidatos aprovados, mas como cidadãos conscientes e informados.

O Cursinho Popular teve um início promissor na Biblioteca Comunitária Cidade Nova. As primeiras aulas foram marcadas por uma energia contagiante, onde os estudantes demonstraram entusiasmo e determinação para aproveitar ao máximo essa oportunidade única. A qualidade das aulas e o compromisso dos educadores são indícios claros de que esse projeto não é apenas mais um cursinho preparatório, mas uma jornada educacional transformadora.

Enfim, a iniciativa do Coletivo Makarenko de trazer um Cursinho Popular Gratuito para a Biblioteca Comunitária Cidade Nova transcende as paredes de uma sala de aula. Ela representa a crença na educação como um direito humano fundamental, independentemente de origens socioeconômicas. Nessa jornada, o coletivo não apenas ensina disciplinas acadêmicas, mas também valores de solidariedade, igualdade e perseverança. Através desse projeto, a Biblioteca CNI se torna mais do que um edifício; ela se torna um farol de esperança para os que buscam conhecimento e crescimento.

Portanto, enquanto o Cursinho Popular no coração da Cidade Nova continua a oferecer suas aulas gratuitas e inspiradoras, ele deixa um impacto duradouro não apenas nos estudantes individuais, mas também na comunidade como um todo. Esse é um lembrete poderoso de que a educação pode transcender as barreiras e desempenhar um papel crucial na construção de um futuro mais brilhante e igualitário para todos.

Aguardamos ansiosamente o crescimento contínuo desse projeto, que é mais do que um cursinho, é um símbolo de mudança e progresso. O Coletivo Makarenko e a Biblioteca Comunitária Cidade Nova estão abrindo portas e criando oportunidades para aqueles que buscam não apenas passar em exames, mas também empenhar-se no constante processo de aprendizado e desenvolvimento. Convidamos a todos a se unirem a essa jornada educacional e a aproveitarem a chance de transformar vidas por meio do conhecimento.

Para mais informações e inscrições, contate a Biblioteca Comunitária CNI pelo E-mail: cidadenovainforma@gmail.com. Junte-se a nós e faça parte dessa trajetória inspiradora!


Foto: Marcelo Botura/CNI,2017.

Foto: Marcelo Botura/CNI,2017.

Foto: Marcelo Botura/CNI,2017.