A Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu-PR, recebeu na última semana (4 a 8 de julho), o Prof. Dr. Antônio Ruffino Netto, professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, USP. 




O professor Ruffino-Netto é médico, epidemiologista e autoridade respeitada internacionalmente na área de pesquisa epidemiológica e operacional em tuberculose, entre outras atividades é assessor em pesquisa do CNPQ, do Ministério da Saúde do Brasil e de Angola, Coordenador Geral da Rede Brasileira de Tuberculose - REDE, TB, membro e revisor de revistas científicas nacionais e internacionais, entre elas “The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, Revista Brasileira de Epidemiologia, Revista do Instituto Adolfo Lutz e Revista Latino-Americana de Enfermagem”.

O Curso foi ofertado para alunos do Programa de Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública (DINTER - Convênio USP/Unioeste) e para mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira, nível mestrado - Unioeste.

O propósito do curso foi discutir os fundamentos do método de investigação epidemiológica na área biomédica. O Curso contribuiu diretamente com a organização dos projetos de pesquisa dos pós-graduandos e consequentemente nas conclusões das pesquisas em saúde pública em desenvolvimento, as quais visam colaborar na formulação de políticas de saúde e organização de serviços e programas de saúde na Tríplice Fronteira.

O Professor manifestou alegria em cooperar com os estudos dos pós-graduandos e em colaborar no desenvolvimento da Pós-Graduação na Unioeste.

Por outro lado, o Grupo entende que os conhecimentos científicos, altruísmo e a humanidade demonstrada pelo Professor durante o Curso, vão além dos objetivos acadêmicos, constituindo-se em aprendizado para vida.