Foto: Lucas Garcia, 2020.

Há quase uma década, uma comunidade na região Norte de Foz do Iguaçu deu início a um projeto que tem transformado vidas e fortalecido laços na região. O Foz News tem sido testemunha e apoiador dessa trajetória desde seu início na cidade. Esse projeto, centrado no bairro Cidade Nova, tem como objetivo primordial oferecer acesso à cultura, leitura e atividades esportivas para crianças, adolescentes e adultos da comunidade.

A biblioteca comunitária, conhecida como CNI (Cidade Nova Informa), se tornou um espaço vital para a comunidade, fornecendo não apenas livros, mas também um ambiente de aprendizado e enriquecimento cultural. O projeto cresceu e prosperou ao longo dos anos, com atividades que continuam a impactar positivamente a vida dos moradores locais. Desde parquinhos no gramado até cursos oferecidos em diferentes períodos do ano, o CNI é um ponto de encontro que abraça a educação, a cultura e o desenvolvimento social.

Esse esforço comunitário não estaria completo sem o apoio de várias instituições e entidades que acreditam na importância dessa iniciativa. O município, juntamente com parceiros como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Furnas, Ibase e a Fundação Cultural, tem sido um pilar fundamental para o sucesso e continuidade do projeto. O reconhecimento e engajamento de tais instituições demonstram a amplitude do impacto que o CNI alcançou.

Na periferia da cidade, onde muitas vezes os recursos e oportunidades são limitados, a biblioteca comunitária se tornou um farol de esperança e desenvolvimento. Movida pela dedicação de ativistas e pela participação ativa da sociedade, ela se tornou uma referência não apenas no bairro Cidade Nova, mas em todo o Brasil. Seu impacto positivo nas vidas das pessoas e na promoção da cultura é inegável.

Para ficar atualizado sobre as novidades desse projeto e outras notícias relevantes, você pode acompanhá-los nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Blogspot, além do contato pelo Whatsapp. O Foz News tem a honra de seguir essa jornada e compartilhar as histórias de sucesso que emanam desse espaço de cultura, aprendizado e comunidade que é o Cidade Nova Informa.


Por Lucas Garcia, 2020