Foto: José Batista, 2018

A Biblioteca Comunitária CNI tem a honra de receber o professor Ryonosuke Yamagata, vindo diretamente da capital Tóquio. O ilustre visitante, após explorar as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e a Hidrelétrica Binacional de Itaipu, direcionou seu interesse para o projeto e funcionamento da biblioteca.

Destacando o encontro, o acadêmico de Licenciatura em Matemática da Unioeste, Marcelo Botura, residente no bairro, compartilhou suas impressões: “Receber uma figura tão importante em nossa comunidade, especialmente na biblioteca, é uma gratificação. O professor representa um sistema educacional que prioriza o ensino, algo diferentemente desafiador em nosso contexto. Ele veio conhecer nosso trabalho de anos, um privilégio que nos honra. Apesar das dificuldades na construção da biblioteca, nós, membros do CNI, estamos trabalhando dentro de nossas possibilidades para transformar este espaço em um ponto de referência transformador em educação na periferia municipal, aspirando ser um exemplo nacional e internacional.”

O morador recorda com satisfação que, mesmo antes de figurar como um ponto turístico de Foz, a biblioteca já abriu suas portas para visitantes de várias partes do mundo, como França, Japão, Uruguai, Paraguai, Argentina, Haiti, Colômbia, Peru e Equador, entre outros.

A população de Foz do Iguaçu e arredores está convidada a conhecer esse projeto notável. A comunidade de Cidade Nova orgulha-se em receber e destacar a importância desse empreendimento que, notavelmente, tem avançado sem recursos públicos, fruto de esforços incansáveis.

A Biblioteca Comunitária CNI está sempre aberta a compartilhar suas realizações, sua transformação social e a inspiração que oferece às gerações vindouras.

Por José Batista, 2018.