Foto: Revista Veja, 2017
 
A capital pernambucana está abalada com a confirmação do primeiro caso de raiva humana em quase duas décadas. Adriana Vicente da Silva, uma mulher de 36 anos, faleceu na semana passada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). A causa da morte, confirmada pelo Instituto Pasteur de São Paulo, chocou a comunidade.

O drama teve início quando Adriana foi mordida por um gato de rua no mês de abril deste ano. As complicações subsequentes da mordida desencadearam um longo e doloroso período de tratamento, que infelizmente culminou em sua trágica morte. 

Jurandir Almeida, gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Recife, expressou sua consternação diante do caso e destacou a importância da conscientização sobre a raiva. Ele enfatizou a necessidade de proteção contra essa doença mortal e alertou para os riscos associados à interação com animais silvestres, mesmo em áreas urbanas. 

A comunidade local agora se mobiliza em busca de respostas e medidas preventivas para evitar a disseminação da raiva. Este trágico evento serve como um lembrete angustiante dos perigos da doença e ressalta a importância da vacinação e da prevenção, não apenas em Recife, mas em todo o país. As autoridades de saúde continuam monitorando de perto a situação e tomando ações para proteger a população contra essa ameaça à saúde pública.

Por Marcelo Botura, 2017.

Crédito: Giulia Vidale/Revista Veja